29 março, 2012

O Padre Vítor Melícias e Montemor

Lá na aldeia (Montemor), há 50 anos (no tempo dos Beatles), a assistência religiosa dominical era proporcionada pelo Pe. Acácio Aleixo da Igreja do Campo Grande ou pelo próprio Pároco de Loures, Pe. Antero Jacinto Marques, que ali se deslocavam por iniciativa e a custas de uma grande senhora (D. Maria Justina Grandella Santos) que muito trabalhou naquela aldeia.


Há uma altura em que essa colaboração deixou de poder ser mantida e eis que surgem os Padres Franciscanos a assegurar esse serviço. Tinham uma casa de recuperação de doentes tuberculosos ali perto da aldeia e puderam assim alargar a sua acção a Montemor onde também passaram a divulgar o Jornal "Notícias de Montemor" em coordenação com outro benemérito da aldeia (Jorge Oliveira Boturão).

Num desses Domingos (principio dos anos 60), surge para rezar a Missa um padre novo, alegre e comunicativo, ou seja exactamente o Frade Vítor Melícias, mas fê-lo em português e não em latim como seria esperado.

Corria o Concílio Vaticano II e o Sr. Padre Melícias não esteve com mais aquelas. Missa para que o povo entendesse e mais nada.

Foi a nossa primeira Missa celebrada em português lá na terra.
E assim continuou sendo, até ao dia em que surgiu, bastante mais tarde, a permissão oficializada de assim se passar a proceder.

Em breve voltaremos ao assunto para ver contar outras histórias da passagem do Pe. Vítor Melícias por Montemor.

Levier Catarino

15 março, 2012

A Sociedade fez 77 anos

A Sociedade Recreativa Beneficência Montemorense fez anos (77) e comemorou-os perceito, num almoço convívio no pavilhão de Montemor, para o qual foram convidados todos os sócios.
Seguiu-se uma sessão de fados com a Bárbara Santos e acompanhantes.