15 novembro, 2010

O Manto de Nossa Senhora da Saúde


Depois da implantação da República, ainda em 1910 ou nos anos seguintes, a Capela foi saqueada e roubada a imagem centenária da Senhora da Saúde. Os autores do saque venderam então a imagem a um antiquário em Lisboa.
Umas senhoras de Montemor reconheceram posteriormente a imagem e compraram-na. Como a Capela estava em parte destruída, depositaram-na numa dependência da Quinta de Nª Sª Conceição, em Montemor.
Passados alguns vinte anos, quando foi restaurada a Capela o manto já estava muito danificado e a senhora D. Maria Justina mandou-o fazer de novo, mudando-se os bordados a ouro para um novo tecido. Este trabalho foi feito em Lisboa por alguém devidamente habilitado.
Passados talvez outros 20 anos, este segundo manto foi-se estragando (não esquecer que alguns devotos, quando ocorriam procissões ou outras festas tinham o costume de pregar dinheiro ou outras ofertas no manto) e voltou portanto a ser necessário um outro manto.
A operação de transferência dos bordados a ouro para o novo tecido, foi realizada por mim, (Maria Luzia).
Porém, para que este manto não se estragasse ao fim de algum tempo, foi feito um segundo manto novo (mas já sem os bordados a ouro) que passou a ser utilizado permanentemente; poupava-se assim o que tinha os bordados a ouro, que apenas passou a ser utilizado nas Festas ou Procissões.
No ano de 2009, como o manto bordado a ouro já estava bastante danificado, mandou-se fazer um manto novo, bordado á mão, igual ao que era usado.

Maria Luzia