14 novembro, 2007

A CAPELA E A CATEQUESE

Em Montemor nos anos 50 e 60 do século passado, Jorge de Oliveira Boturão, morador no Lumiar, foi o grande impulsionador da actividade pastoral na Capela de Nossa Senhora da Saúde. [ver também o texto sobre os "Veraneantes"]
Jorge de Oliveira Boturão com um conjunto de catequistas

Após uma grave doença deste senhor, ele prometeu a Nossa Senhora da Saúde, ajudar no que estivesse ao seu alcance, a Capela de Montemor. E não foi assim tão pouco como isso .

Começou por valorizar a Capela, mandando construir quatro salas de catequese ornamentadas requintadamente para o efeito, com quadros ainda hoje existentes, numa das salas que nos dias de hoje é a casa mortuária, fotografias, secretárias em madeira para catequistas e crianças, armários para arquivar toda a documentação referente a todos os processo doutrinais dessas crianças (os das meninas em cor-de-rosa e os dos meninos em amarelo).

Organizou “O TESOURO”, um documento entregue a todas as crianças uma vez por mês, onde durante os dias da semana descreviam as suas orações, e as suas boas acções, o que de certa maneira seria uma iniciativa preciosa para não se cometer as “ menos boas acções”. Apetrechou também a Capela com os paramentos e demais alfaias litúrgicas, que ainda hoje lá existem.

Faleceu na Quinta-feira de Paixão, no dia 7 de Abril de 1966 e foi a enterrar na Sexta-feira de Paixão.
Hoje existe em Montemor uma rua com o seu nome ...para que nunca o esqueçamos.

Luísa Gonçalves

Sem comentários: